Planos de saúde: Classe C deixa fila do SUS

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Planos de saúde já registram carteira de clientes superior a 43 milhões de usuários, com crescimento de 40% desde 2000. Expansão garante acesso ao sistema privado


O crescimento econômico permitiu que, desde 2000, o mercado de planos de saúde avançasse 40%, com mais de 43 milhões de brasileiros conveniados. Conforme o jornal Brasil Econômico antecipou, o acesso ao serviço tirou a Classe C das filas do Sistema Único de Saúde e a levou às redes particulares de médicos e hospitais.

Para quem ainda não pode contratar, mas quer a qualidade dos serviços privados, já há alternativa. Segundo Euclides Carpi, diretor do I-Saúde, que comercializa o cartão pré-pago de saúde no Rio, o sistema não é plano de saúde, mas um programa de créditos similar ao da telefonia e dos vales para transporte e alimentação. “Não é plano de saúde. É tipo um cartão de crédito ou poupança. A vantagem é que o usuário utiliza a rede de credenciados e paga valores similares às tabelas dos planos de saúde. Por enquanto, ainda não temos serviços odontológicos”, explica.

PROJETO PILOTO

O serviço só existe no norte do estado, em programa piloto, mas será estendido à Região Metropolitana em 2011. O cartão será oferecido em farmácias e estabelecimentos de saúde. “É um modelo brasileiro, idealizado para suprir necessidade de mercado. Muita gente não pode pagar mensalidade”, diz Carpi.

A Agência Nacional de Saúde informou que não define preços de consultas. “A comercialização de cartões de desconto por operadoras de planos de saúde é expressamente proibida pela Resolução Normativa nº40, de 2003. As empresas que descumprirem a norma podem ser multadas em R$ 50 mil”, informa, em comunicado.
 
Fonte:
O Dia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| by Márcio Rodrigo ©2010