Há 70 anos, Stefan Zweig criou a expressão “Brasil: o país do futuro” e, incrivelmente, acertou em cheio! Em pesquisa feita pela Faculdade Getulio Vargas (FGV), o nosso país ganhou o troféu de tetracampeão da felicidade futura (IFF), com uma nota média de 8,6 (em uma escala de 0 a 10) à sua expectativa de satisfação de vida para os próximos anos.
Os brasileiros, e principalmente as brasileiras, estão otimistas quanto ao seu futuro e ocupam o primeiríssimo lugar do Ranking da Felicidade Futura no Mundo – 2015.
Imagem: FGV
Como puderam ver no ranking, estamos à frente da Dinamarca, país que ocupa o primeiro lugar do ranking da felicidade presente. A nossa expectativa se dá ao fato da juventude, não de idade, mas sim de espírito e postura, crer que a vida ainda está por vir e vai melhorar (forward-looking). A média de felicidade dos brasileiros entre 15 e 29 anos é 9,29! Superior a qualquer outro país pesquisado.
Muitos países tiveram seu posicionamento afetado pela crise econômica (como os europeus) e pelas turbulências políticas (como os árabes), acontecimentos que dificultam a positividade pessoal em relação ao que está por vir. Aliás, a Síria está agora classificada com a menor felicidade futura.
Sobre a felicidade presente, é interessante ressaltar que “em 2006, o Brasil era número 22 no ranking mundial de felicidade presente, acima da posição no ranking de renda, número 52 de 132 países. Ou seja, tínhamos mais felicidade presente que o nosso dinheiro do bolso sugeriria”. Uma comprovação de um velho ditado: dinheiro não compra felicidade!
Outros dados interessantes:
As mulheres são mais felizes que os homens em aspectos futuro (6,74 contra 6,69), presente (5,32 contra 5,31) e passado (4,94 contra 4,92).
Mulheres solteiras são mais felizes que as casadas (7,28 contra 6,68).
Mulheres com filhos menores de 15 anos têm mais satisfação com a vida comparadas com quem não são mães (7,02 contra 6,73).
A idade da felicidade futura está entre mulheres com 21 anos (7,51), da felicidade presente entre aquelas com 65 anos, e da felicidade passada entre os 81 anos de idade (6,27).
Fonte: www.blogdasaude.com.br
Fonte: www.blogdasaude.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário