Biscoitos wafers, melhor evitar

terça-feira, 3 de abril de 2012

Com gordura saturada em excesso, elevada quantidade de açúcar e, não raro, gordura trans, os biscoitos wafers devem ser evitados pelas crianças. Esta é a recomendação da Proteste Associação de Consumidores, que testou 15 marcas desse tipo de produto.


As marcas testadas foram: Carrefour, Bauducco, Bom Preço, Visconti, Qualitá, Parati Minueto, Richester Amori, Isabela, Triunfo, Marilan, Vitarella, Itamaraty, Aymoré, Piraquê e Mabel. A maioria dos biscoitos apresentou índice de gordura saturada, por porção, em torno de 20% do valor diário recomendado para um adulto. O consumo em excesso desse tipo de gordura é prejudicial por elevar os níveis de colesterol e deixar as artérias mais grossas e duras, dificultando a passagem do sangue.


Segundo a PROTESTE, por ser um produto bastante consumido por crianças, é inaceitável que o biscoito tenha um teor tão alto dessa gordura já que, na dieta infantil, a proporção da substância fica ainda maior.
Já no caso da gordura trans, que contribui para o aumento do risco de doenças cardiovasculares, a associação verificou presença nas marcas Isabela, Itamaraty, Mabel e Visconti, com quantidades entre 0,3 e 0,7 gramas por porção de 30 gramas. A Organização Mundial da Saúde sugere que se consuma o mínimo possível dessa gordura e a ingestão diária não deve passar de dois gramas. Caso o consumidor coma o pacote inteiro (que varia de 110 a 200 gramas de acordo com a marca) pode ultrapassar o limite diário recomendado.


A medição de açúcar pela PROTESTE levou em conta os valores da Agência Reguladora de Alimentos do Reino Unido, que estabelece que produtos com mais de 15% de sua composição em açúcar são considerados com alto teor da substância. Todos os wafers testados ultrapassaram essa porcentagem e, em alguns casos, até dobraram esse valor.


O biscoito Carrefour apresentou menos açúcar que os outros e não possuir gordura trans. O wafer Qualitá, apesar de bem avaliado pelos consumidores, tem gordura trans em maior quantidade que os demais. Já na marca Isabela, foram verificadas grandes quantidades de açúcar além de gordura trans na composição.
A PROTESTE encaminhou o resultado do teste ao Ministério da Saúde pedindo ações efetivas para reduzir açúcar e gordura nos alimentos.


Fonte: http://maesefilhos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| by Márcio Rodrigo ©2010