Conselhos para ser um Empreendedor de Sucesso

segunda-feira, 10 de junho de 2013

‘Acreditar no que fazemos é o
 nosso motor’

Médica que criou o Grupo Santa Celina de home care e promoção de saúde diz que é preciso ter disciplina para obter sucesso

A oftalmologista Ana Elisa Siqueira é fundadora e CEO do Grupo Santa Celina, formado pelas empresas HospitaLar Santa Celina, que atua na área de home care, e pela Semeando Saúde, especializada em promoção de saúde e prevenção de doenças. “Graças ao comprometimento e alto desempenho dos funcionários, contamos hoje com a certificação de excelência concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA)”, afirma.

A médica conta que a largada para a vida empreendedora ocorreu em 2006,quando montou uma consultoria para atender empresas de home care e certificadoras de qualidade. Antes disso, Ana Elisa exerceu a medicina durante dez anos, enquanto cursava mestrado em gestão de saúde e MBA em gestão estratégica.

Ela diz que desde a faculdade desejava trabalhar por conta própria.Já a vontade de atuar com home care, segundo ela, foi acentuado após ter ocupado o cargo de vice-presidente de uma franquia americana com atuação nessa área.

“Pouco tempo depois de ter criado a consultoria propus a meu pai, que também é médico, que montássemos uma empresa de home care e de promoção de saúde.” Ana Elisa conta que seu pai sempre foi muito empreendedor e topou a sociedade.“

No início, a sede da empresa ficava no hospital que papai possuía em São Bernardo do Campo. Mas, em 2008, decidi desvincular a empresa do hospital e transferi a sede para São Paulo.” Segundo a empresária, a mudança deu mais visibilidade ao negócio. “Nos primeiros dois nos o crescimento foi expressivo para o mercado de saúde, atingindo 23%. De lá para cá estamos crescendo na faixa de 17% ao ano.” A médica conta que atualmente o Grupo Santa Celina possui filiais em Campinas, Santos, Rio de Janeiro e Brasília.“ Considero o crescimento da empresa um reflexo dos investimentos contínuos que fazemos em tecnologia e na preocupação como desenvolvimento de novos produtos. Mas a demanda pelos nossos serviços também reflete a realidade do mercado, que sofre com a falta de leitos nos hospitais.”

Ana Elisa diz que desde o início Ana Elisa diz que desde o início do negócio o pai delegou toda a operação da empresa para ela. “Atualmente, ele não tem mais o hospital, que foi vendido para a Rede D'Or, e ocupa o cargo de presidente do conselho consultivo do Grupo.”

A empresária avalia que todas as dificuldades enfrentadas por ela para conduzir sua empresa, são as mesmas pelas quais passam todos os empresários brasileiros.“

Grande burocracia para conseguir qualquer alvará, alta carga tributária que envolve o setor de serviços, falta de subsídio e de mão de obra qualificada, são exemplos do que temos de superar para sobreviver no mercado”, conta.
Ana afirma que os entraves dificultam o crescimento sustentável da empresa na velocidade necessária. “Hoje, nosso grande desafio é investimento em tecnologia. Se nós não reinvestíssemos o que faturamos em tecnologia, haveria um gargalo para o negócio.”

Para a médica, fazer um negócio se tornar realidade tem muito a ver com a crença no que se faz.“Tanto eu como minha equipe acreditamos que o nosso trabalho faz a diferença. Esse é o motor para mantermos a empresa produzindo. Além da paixão e de acreditar no que fazemos, também é preciso ter a disciplina para fazer acontecer sempre”, conclui.

Em home care, o grupo Santa Celina tem hoje sob seus cuidados 800 pessoas e emprega mais de três mil profissionais.
Essa quantidade de leitos, segundo a empresária, equivale a três hospitais de grande porte.

“Para o setor, um estabelecimento com 250 leitos já é classificado como sendo de grande porte”, diz.

Cris Olivette
Fonte:
Jornal Estado de São Paulo ( Estadão)
caderno de oportunidades_ 09/06/2013

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